Não é preciso ter-se grande conhecimento para se saber que as pedras preciosas são alguns dos tesouros naturais mais requintados e belos da terra. Ao longo da história, elas foram apreciadas por pessoas em todo o mundo. Comumente utilizadas em ornamentos decorativos, como é o caso das joias, as pedras preciosas possuem uma beleza distinta que as destaca entre si, fazendo com que algumas sejam mais raras do que outras. Assim, consoante a sua raridade, estas podem assumir-se como investimentos valiosos para o futuro.
Venha daí e descubra connosco as pedras preciosas que irá querer ter na sua posse e, quem sabe, nas suas peças de joalharia.
Diamante
Começamos a nossa lista com, provavelmente, a pedra preciosa mais conhecida: o diamante, e por boas razões! Trata-se do mineral mais duro e resistente encontrado na natureza e, consequentemente, um dos mais valorizados e apreciados desde os primórdios da humanidade. Os diamantes possuem um brilho especial concebido pela sua propriedade de carbono puro cristalizado. Ao contrário do que muitos pensam, os diamantes não são apenas incolores e podem encontrar-se numa multiplicidade de cores, envolvendo o castanho, amarelo, cinzento, vermelho, rosa, azul ou verde.
Mas afinal, o que torna o diamante tão valorizado? Para isso, devemos ter em linha de conta os 4 c’s:
- A sua cor;
- O seu corte e lapidação, que devem priorizar o seu brilho;
- Clareza ou, se quisermos, a pureza da pedra;
- Quilate: Quantos mais, mais valiosa a pedra
Apesar disso, sabia que a maioria dos diamantes extraídos hoje não são utilizados na joalharia? Pois é… a sua utilização é altamente utilizada para fins industriais de corte, perfuração e polimento.
